Noite de Palermo, Sicília

Mais bela à noite,com seus becos bucólicos e sua comida marcante.😍😍🇮🇹🇮🇹

Para obter mais referências históricas do jeito de viver e comer dos sicilianos, uma sugestão de leitura é o romance O Leopardo, do príncipe Giuseppe Tomasi di Lampedusa. Virou filme, nos anos 60, pelas mãos de Luchino Visconti.Versa sobre a vida do príncipe de Salina, na época às voltas com a unificação da Itália e que por isso vai se refugiar em Donnafugata, na Sicília, onde fica sua casa de verão.

A descrição do jantar de gala oferecido pelo príncipe aos ricos da cidade é emblemática. Na dúvida sobre o que servir, a refeição é toda pautada por pratos sicilianos caseiros. Simples e bons. É o jeito encontrado por Lampedusa para mostrar que a aristocracia na época vivia de um jeito requintado, mas não cedia sempre às modernindades da alta cozinha.

A principal dúvida do anfitrião era abrir ou não os trabalhos do banquete com a sopa que era moda. Decidiu por outra coisa: um extraordinário empadão de massa folhada, macarrão e queijo caciocavallo ralado, recheada de presunto em cubos, frango, fígado, ovos cozidos, trufas… É o timbalo di maccheroni.

#historia #inspiração  #comidadaitalia #sicilia #pastaitaliana  #viaggio #bellaitalia