Dia de capeletti ou raviolli era dia de festa

Eu poderia contar a historia dos raviólis, que  nasceram na Ilha da Sicília, berço de tantas outras delícias da culinária italiana, mas prefiro contar a historia da nossa tradição do ravióli e do capeletti “A farinha esvoaçava levantando uma cortina perfumada, que naqueles tempos era do tamanho do mundo e no meio dela surgia a nonna Emília sovando a massa com seus braços fortíssimos. Lá também estávamos nós, maravilhados com todo aquele ritual. Ponta dos pés, mãozinhas apoiadas na mesa de madeira, observando e gravando em nossas mentes os sons das batidas, os segredos da feitura da massa, os sorrisos e olhares sábios da nossa nonna, como se já soubesse que seus ensinamentos iriam servir para nosso futuro.” Dia de capeletti ou raviolli era dia de festa!!! O brodo fervendo no fogão e toda a criançada  no quintal esperando as instruções da nonna de como moldar aquela massa linda… feito um lençol fino que a gente beliscava para tirar um tequinho e ,lógico, levava a maior bronca!

O recheio  Emilia (nonna linda!) ,fazia com o frango do brodo,parmesão manteiga e suas ervas mágicas e era o melhor gosto da minha  vida,gosto de amor, carinho e hoje…muita saudades!

#amor #nonna #famigliaitaliana #brodo #Emilia #nonnaemilia #capellettiinbrodo
#temperodefamilia #saudades😍 #tavolaallegra #casademassas #pastafresca #massafresca #raviolli #cappelletti #brodo #pastainbrodo #massasrecheadas #campinas #campinasgourmet